Winter 2015 in Rio: 40,6ºC!

Com 40,6 graus C, Rio fica próximo de bater recorde de calor do ano em pleno inverno

Marca foi atingida em Irajá e em Santa Cruz. Temperaturas devem permanecer altas nos próximos dias, segundo a meteorologia

por O Globo – 18/09/2015  18:25

Rio

Banhistas aproveitam as temperaturas altas no Rio – Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO – Rio 40 graus até no inverno. Mesmo no período mais frio do ano, as temperaturas na cidade não param de subir. Pelo terceiro dia seguido, o calor bateu recorde na estação: 40,6 graus. A marca foi atingida em Irajá, na Zona Norte, às 15h desta sexta-feira. No mesmo horário, os termômetros atingiram 40 graus em Santa Cruz, na Zona Oeste. Os dados são das estações meteorológicas do Alerta Rio, da prefeitura. Na região do Campos dos Afonsos, também na Zona Oeste, o calor bateu 39 graus, a mesma máxima registrada no Rio na quinta-feira. Já na quarta-feira, o calor chegou a 38,4 graus.

RECORD DO ANO FOI DE 40,9 GRAUS

Segundo o Climatempo, o recorde de calor de 2015, por enquanto, é de 40,9 graus registrado no dia 2 de janeiro. Mas as altas temperaturas devem permenecer nos próximos dias. Devido à aproximação da primavera, que começa dia 23, a tendência é de forte calor, segundo a meteorologia. Isso acontece porque um bloqueio atmosférico está desviando o ar polar para o alto mar, antes mesmo de chegar a São Paulo.

Com a concentração de ar quente e seco e a falta de nuvens, a sensação térmica deve aumentar. nesta sexta-feira, o índice chegou a 41 graus às 14h45m em Irajá. De acordo com meteorologistas, a trégua não deve chegar tão cedo, pois as chances de chuva são pequenas para os próximos dias. Há a possíbilidade de chegada de uma frente fria dentro de uma semana. Até lá, cariocas e turistas precisarão tolerar o calor.

###

Note:  MÉDIA MENSAL CLIMÁTICA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS  – Historical data (30 years)

SETEMBRO

27°C Max

19°C Min